quarta-feira, 9 de julho de 2014

Dois cafés e... Procure um psicólogo, Por Favor:



Quando somos premiados, alcançamos ou atingimos nossos objetivos e metas, quando somos vitoriosos de alguma forma é natural ficarmos felizes, eufóricos e vibramos com as nossas conquistas. Quando nossas expectativas não são atingidas ou não são superadas, conquistas pessoais não são alcançadas, tendemos a ficar tristes, pra baixo e em determinados casos até depressivos.

Como diz uma musica composta pelo nosso Rei Roberto Carlos:Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. Emoções que são associadas ao temperamento, personalidade e motivação de cada indivíduo, logo é uma experiência subjetiva. Não acho cabível discutir emoções sem ser profissional da área de psicologia, mas certamente ela tem uma grande influência em nossos comportamentos.

Comportamento que fizeram os jogadores e a comissão técnica da seleção Brasileira de futebol adotar determinadas posturas dentro e fora de campo. Talvez, posturas que influenciaram e muito na derrota para a Alemanha no estádio do Mineirão, na semi final da copa do mundo.

Como mencionei anteriormente a experiência é subjetiva, logo não podemos e nem devemos criticá-los relativo a essa questão emocional, que possivelmente foi o grande vilão nessa copa.

O que me faz pensar e abre um leque de questões é o comportamento das pessoas que torcem fervorosamente, tanto para a seleção quanto para o seu clube de coração. Pessoas que não jogam, não sustentam sua família com os jogos, não estão vivendo diretamente e ativamente esses campeonatos.

Fico realmente impressionado com o envolvimento e o poder que esse esporte tem sobre as pessoas em seu psicológico. Elas choram, gritam, brigam e pior se agridem verbalmente e muitas vezes fisicamente.

Conversando com uma psicóloga ela diz que há esse envolvimento, quando essas pessoas fazem uma transferência da sua vida pessoal para algo externo, dentro do nosso exemplo essa transferência seria para aquele campeonato, jogo e/ou time.

Muitas vezes é para preencher nossos vazios, logo se o time ganha é como se essa pessoa obtivesse sucesso em sua vida e se perde... Bem, já sabemos as consequências. E muitas vezes as frustrações pessoais somadas com a perda do seu time em um jogo ou campeonato, trás consequências desastrosas e até fatais.  

É algo realmente complexo. Deixarei essa questão para meus amigos psicólogos que queiram contribuir com esse post.

A conta, Por favor...
Os 10% serão guardados para ajuda-lo a pagar um psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário